sexta-feira, 14 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS DE CERVEJA

Em todos os nichos de mercado, podemos ver blogs atuantes. No mercado cervejeiro não poderia ser diferente. Sejam eles grandes portais ou pequenos repositórios de opiniões pessoais, os blogs de cerveja tem uma importância ímpar, sendo um braço extremamente forte no contexto cervejeiro nacional.



Ainda existem alguns incrédulos que não acreditam na importância dos blogs cervejeiros no cenário brasileiro, mas a verdade é que aqueles, como eu, que gastam seu tempo livre falando e debatendo sobre cerveja, são muito mais relevantes que se pensa. Vejamos:


  1. Relevância em sites de pesquisa: Os blogs geralmente estão muito bem rankeados no Google. Seja qual for a procura que se faça, normalmente se vê um ou mais blogs entre os resultados na primeira página. Por exemplo, na procura da expressão “melhor cerveja do Brasil”, o Bebendo Bem está em 2º lugar. Se a pesquisa for por marcas de cerveja, usando o exemplo da “Bamberg Camila, Camila”, o Brejas vem em 1º lugar, antes mesmo do site oficial da cervejaria. Até mesmo no caso da gigante Skol, a cerveja mais vendida do Brasil, o Brejas também figura entre os principais resultados do Google. Isso tudo se deve ao eficiente uso de ferramentas de SEO e à produção de conteúdo exclusivo, que geram melhores resultados nos sites de pesquisa.
  2. Notícias em primeira mão: A grande maioria das notícias importantes do mundo da cerveja são veiculadas primeiramente nos blogs especializados. Blogs como oBlog do Bob, o 700 Cervejas e o Bar do Celso fazem um trabalho jornalístico exemplar. Já outros como o Homini Lúpulo, o Goronah e o All Beers são especialistas em reunir as notícias mais interessantes e as curiosidades do mundo da cerveja.
  3. Foco nas cervejas de qualidade: A grande maioria dos blogs cervejeiros focam nas ditas cervejas especiais, deixando de lado as cervejas mais comerciais, que já contam com investimentos gigantescos em marketing tradicional. Esse aspecto acaba por ajudar consideravelmente a divulgação das microcervejarias que, por não possuirem verbas suficientes para anunciar na grande mídia, tem nos blogs talvez a única alternativa de levar o seu produto ao conhecimento do consumidor.
  4. Blogs são a voz do consumidor: Os blogueiros, na sua grande maioria, não passam de consumidores entusiastas das boas cervejas, que dedicam seu tempo livre para falar da sua paixão. A facilidade tecnológica para se criar um blog, possibilita a qualquer um, especialista ou não, dar a sua opinião. Isso gera uma maior proximidade entre o produtor e o consumidor, o que pode ajudar na melhoria constante no produto dos que aproveitam bem este feedback.
  5. Variedade de informações: Nenhum blog é igual ao outro. Por serem produções independentes e representarem, de alguma forma, o pensamento do autor, cada blog tem um foco diferente. Dentre os blogs cervejeiros, todos os aspectos da cultura cervejeira recebem atenção. O Panela de Malte, por exemplo, é focado na harmonização de cervejas com a gastronomia. Já o blog do Henrik Boden e oRotenfuss Bier falam predominantemente sobre homebrewing. O Cervisiafilia, por sua vez, faz um trabalho sensacional de resgate da história da cerveja no Brasil. Pode se dizer que a blogosfera cervejeira brasileira, vista em sua totalidade, é uma grande enciclopédia!
  6. Engajamento: Blogueiros, por natureza, estão familiarizados com as ferramentas de midias sociais. Também são apaixonados pelo assunto que lhes inspira. Por isso, são uma brigada pronta para agir no interesse da preservação e do melhoramento das condições que envolvem sua paixão, no caso, a cerveja. Essa força se notou no episódio da #cervejadeverdade, uma iniciativa dos blogueiros que se tornou histórica no cenário cervejeiro brasileiro. A 1º Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja, realizada em Blumenau no último 24 de março demonstrou a união da classe e a vontade de realizar ainda mais ações que certamente contribuirão na divulgação da cultura cervejeira no Brasil.
  7. Formação de opinião: Querendo ou não, os blogs de cerveja são os principais formadores de opinião da mídia cervejeira. Cervejas bem avaliadas por blogs como o Edu Recomenda ou o ParaQueVoCerveja podem virar sucessos de vendas, assim como más avaliações podem ter o efeito contrário. Isto também serve para bares e lojas. Os mais antigos diziam que o “boca a boca é a melhor propaganda” e que “um comentário negativo é mais forte que dez comentários positivos”. Tais afirmações são a mais pura verdade, com o agravante de que com os blogs, o Twitter e o Facebook, o boca a boca atinge muito mais público e tem muito mais força.
Esses são apenas alguns aspectos que tornam os blogs de cervejas players importantíssimos no contexto cervejeiro brasileiro. Quem se der conta dessa importância levará vantagem em suas ações de divulgação e fortalecimento de marca. Cabe às empresas do setor aprender a lidar com isso da melhor forma, pois os blogs cervejeiros chegaram pra ficar.


Fonte: www.bebendobem.com.br/2012/04/a-importancia-dos-blogs-de-cerveja/