sexta-feira, 7 de junho de 2013

BEBEU? NÃO DIRIJA!

O cervejando na net também apóia o consumo consciente dessa deliciosa bebida que originou o blog!!
Trazemos para vocês uma ação de marketing dos ingleses, séria, trágica e para quem está assistindo até engraçada...
O Departamento de Transporte de Londres resolveu assustar alguns homens no banheiro de um bar na cidade.
Como parte da campanha Think, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os perigos de beber e dirigir, foi instalado um espelho falso que simula o pára-brisa de um carro na hora de uma batida.
Intitulada de #PubLooShocker, a ação foi criada pela agência Leo Burnett, que ainda colocou um manequim atrás do espelho para simular a vítima e o horror que é o momento de um acidente.


A LEI SECA
Esta lei surgiu em  19 de março de 2009, no Rio de Janeiro e já salvou milhares de vidas.
Com a importante missão de diminuir estatísticas preocupantes e alertar a população sobre todos os riscos da combinação do álcool com a direção, esta Política Pública permanente do Governo do Estado do Rio de Janeiro tem mobilizado diariamente centenas de motoristas na Capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense e já virou referência para outros estados e até paises.
O motorista que for pego dirigindo alcoolizado paga multa e tem a carteira apreendida.
Veja o site:http://www.operacaoleisecarj.rj.gov.br/a-lei-seca/






JOGO ON LINE ALERTA PARA A COMBINAÇÃO ÁLCOOL E DIREÇÃO

Diferente do Departamento de Trânsito de Londres, o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo não acredita que abordagens agressivas e impactantes como esta ajudem a conscientizar o público mais jovens, por isso desenvolveu um jogo envolvendo redes sociais. “Os jovens estão nas redes sociais e aderem facilmente a essa linguagem, além de serem grandes usuários de games. Nossa ideia foi transportar essa mensagem de suma importância para os locais em que esse público está acostumado a consumir informação e entretenimento”, esclarece a gerente de mídias digitais do Einstein, Elis Forgerini.  
O nome do joguinho é Racing Cars,e está disponível no facebook. Dá uma olhada e aproveita pra jogar um pouquinho...https://www.facebook.com/HospitalAlbertEinstein/app_106221306199360




SKOL, A CERVEJA QUE DESCE REDONDO.

Skol é uma marca de cerveja de propriedade da empresa Dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil. A cerveja Skol foi lançada em 1964 na Europa e chegou ao Brasil em 1967, sob licença, após alcançar grandes resultados no velho continente. A história da cerveja é marcada por inovações e a Skol não parou mais de crescer. No ano 1999, com a criação da Ambev, a marca virou líder do mercado brasileiro e a quarta cerveja mais vendida do mundo.


Sabemos que a Skol tem o nome forte no setor de cervejas e suas campanhas de Marketing são interessantes e extrovertidas! Existem alguns serviços para atrair o público, como a festa Skol Sensation, SAC Skol, GPS Skol e E-Skol.


















Uma das suas campanhas recentes foi à ação “Skol deixa a praia mais redonda.”. 




A Skol fez uma campanha de verão bem legal, com o comercial “Cabo de Guerra”. E seguindo a enredo do filme, a marca criou uma ação criativa na praia de Ipanema, que distribuiu de uma forma diferente e curiosa brindes, latinhas e garrafas da cerveja. Olha só o vídeo da ação e a reação das pessoas:






Melhores informações acesse o site:www.skol.com.br


Curta também no facebook: https://www.facebook.com/pages/Cerveja-Skol/241122042616499?fref=ts



Pâmela Maricato de Noronha, aluna da Universidade Castelo Branco do curso de Tecnologia em Marketing.

TOP 5 COMERCIAIS DE CERVEJA

1- Skol: oh yeah, nananão
A marca, sem dúvida, é uma das mais competentes em se tratando de publicidade. O trabalho feito pela F/Nazca ao longo dos anos ajudou a marca a ser a mais lembrada e desejada pelo público pelo humor non sense, sem esquecer as belas mulheres de biquíne ou a do verão.Para representar esta linha criativa, um dos comerciais mais interessantes já criados para a marca.

2- Kaiser é uma grande cerveja, ninguém pode negar
A DPZ foi extremamente feliz ao lançar nos anos 80 o inesquecível baixinho da Kaiser, que se tornou um dos maiores garotos-propaganda do Brasil, e quem sabe, do mundo. Com um físico totalmente oposto a de um galã, o baixinho interpretado por José Valien Royo conquistou todo mundo e gravou mais de cem comerciais. Uma das melhores fases foi com a assinatura “A Kaiser é uma grande cerveja, ninguém pode negar”. Para representá-lo, o comercial de estréia do personagem e o da sua volta ao personagem depois de anos sem aparecer.


3- Tartaruga da Brahma
Quem não se lembra da simpática tartaruga que divertia adultos e crianças? Mais uma campanha que mostrava que era possível chamar atenção sem precisar de um par de biquínis. Já ganhou um post na sessão nostalgia.

4- Jogos do bar da Boa
Esse comercial mostra de forma engraçada a disputa pela última ''boa'' do bar. Mas tudo não passa de uma pegadinha da atriz Juliana Paes. 

5 – Bavária, a cerveja dos amigos
Você pode até não gostar de música sertaneja, mas com certeza você já deve ter cantarolado algumas vezes “hoje é sexta-feira…”. E a Bavária, aproveitando o programa Amigos da Rede Globo, também fez um comercial especialmente sobre o programa.


Por Ana Carolina de Lima, 20 anos. Aluna de Marketing da Universidade Castelo Branco.- Rj

A LINHA DO TEMPO BOA !


1935
● Lançamento da ANTARCTICA MALZIBIER, cerveja de aroma e sabor adocicados e amargor suave, que possui um processo de fabricação diferente das cervejas tipo pilsen. Durante o seu processo de fabricação é adicionado caramelo em calda que garante o sabor, a cor e o aroma diferenciado do produto. 
1991 ● Lançamento da ANTARCTICA KRONENBIER, primeira cerveja sem álcool do Brasil.
● Lançamento das cervejas ANTARCTICA PILSEN EXTRA (uma cerveja de cor clara e baixa fermentação, mais forte e com sabor marcante), e ANTARCTICA PILSEN EXTRA CRISTAL(primeira cerveja vendida em garrafa transparente no Brasil, com teor alcoólico e aroma mais acentuado).
1994
● Lançamento da ANTARCTICA BOCK (uma cerveja escura e bastante encorpada) e do CHOPP ANTARCTICA como conhecemos hoje.
● Lançamento de duas novas embalagens: garrafa long neck e Six Pack (pacote com seis unidades) para a cerveja ANTARCTICA PILSEN.
1995
● Lançamento da embalagem long neck para a ANTARCTICA PILSEN EXTRA, ANTARCTICA PILSEN EXTRA CRISTAL E KRONENBIER.
2009
● Lançamento da ANTARCTICA SUB ZERO, uma cerveja pilsner elaborada para ser mais suave e refrescante. Para ser produzida, esta cerveja passa por um sistema de dupla filtragem a frio, realizada a uma temperatura de -2° C. Durante o procedimento, a linha de produção fica coberta por uma fina camada de gelo e a cerveja chega quase a congelar.
● Lançamento apenas no mercado carioca da embalagem retornável de 1 litro da cerveja ANTARCTICA. A embalagem foi batizada de “Boazona”. 
2010 ● Lançamento da ANTARCTICA ORIGINAL na clássica embalagem de 300 ml. A utilização da garrafa de vidro âmbar com 300 ml tinha como objetivo preservar os clássicos e oferecer aos consumidores a oportunidade de reviver a história da cerveja no Brasil. Conhecida como “meinha”, a embalagem de 300 ml permitiu o consumo individual do líquido em uma época em que as populares latas ainda não eram comercializadas.
A original
A história da cerveja ORIGINAL teve início em 1906 quando o jovem Henrique Thielen, recém-chegado da Alemanha, fundou a Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa, no Paraná, com equipamentos trazidos de seu país natal. Ele deu o nome de ORIGINAL à sua cerveja pilsen. Em 1943, a família Thielen vendeu a Cervejaria Adriática para a Cia. Antarctica Paulista. Foi aí que ela ganhou o nome que tem até hoje: ANTARCTICA ORIGINAL. O rótulo ainda mantém alguns elementos originais, como o fundo amarelo, a tipologia e o losango azul com a inscrição “pilsen”, e herdou da ANTARCTICA os pingüins e a faixa azul (que hoje desapareceu da “marca mãe”). E como tudo que é especial, a ORIGINAL é produzida em pequenos lotes destinados apenas a quem sabe apreciar e valorizar uma cerveja tradicional e de qualidade superior. Reza a lenda, que ainda hoje ela conserva sua fórmula e rótulo em papel monolúcido originais.

Campanhas que fizeram sucesso
Desde o mês de novembro de 2003, ANATARCTICA lançou, com muito sucesso, a irreverente campanha da “BOA”, comandada na época pelo já falecido humorista Bussunda, e, hoje pela bela atriz Juliana Paes, que consolidou sua posição no mercado brasileiro. Quando a campanha foi lançada, a marca ANTARCTICA tinha 8.7% do mercado de cervejas. Em doze meses a marca teve um crescimento de 20%, a maior evolução do setor no ano. Além da campanha, parte da estratégia foi patrocinar ações que estivessem de acordo com o mote adotado pela marca. Desta forma, a cerveja patrocinou o carnaval de Recife e Olinda 2004, festas de São João do Brasil (Caruaru e Campina Grande), o Ceará Music, festival de música do Nordeste, a Fenacer (Festa Nacional da Cerveja, em Divinópolis, MG) entre outros eventos


No início de 2004, a cerveja reformulou seu site e promoveu concursos culturais. Criou também oClube B.O.A. (Bebedores Oficiais de Antarctica), que reuniu cerca de 40 mil consumidores em um único site. O clube da BOA conta com uma grande legião de associados, verdadeiros apreciadores de uma cerveja de qualidade. Afinal, BOA, só se for Antarctica.

A evolução visual
O primeiro logotipo da marca ANTARCTICA foi criado em 1895: uma estrela de seis pontas com a letra “A” no centro. Somente em 1935 os famosos pingüins da ANTARCTICA passaram a integrar o seu rótulo e logotipo, acompanhados de uma estrela dourada. Era o início do surgimento do maior símbolo de associação da marca com seus consumidores. Mas o que causa discussões até hoje entre os fãs da cerveja é o motivo da presença dessas aves. Alguns dizem que é uma referência ao continente gelado, terra dos pingüins, que originou o nome da marca. Outros afirmam que é um lembrete para que a cerveja seja sempre servida gelada e degustada acompanhada, por isso a dupla de aves. Mas a imaginação não pára por aí: muitos bebedores garantem que é uma homenagem aos garçons, já que sem eles a cerveja não chega às mesas dos bares. Em 2001, a ANTARCTICA mudou toda sua programação visual, nova cor, novo rótulo e nova campanha de comunicação cujo slogan era: “Mudou ou não mudou?”. O rótulo retangular atravessado por uma faixa azul - que lhe rendeu este apelido - mudou com a introdução do novo logotipo, mas sempre mantendo seu símbolo maior, os pingüins.

Acompanhe abaixo a evolução visual dos rótulos da garrafa da cerveja ANTARCTICA.

Os slogans
Boa é Antarctica. (2010)
Boa! Só se for Antarctica. (2003) 
Antarctica, a cerveja da Boa.
Com Antarctica é mais gostoso.
 (2001)
Paixão Nacional. (1995)
Antarctica, a cerveja nossa. (anos 70)





Dados corporativos

● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1888
● Criador: Joaquim Salles e Louis Bücher ● Sede mundial: São Paulo, Brasil ● Proprietário da marca: Ambev 
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 10 países ● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 23.000 (AmBev)
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas 
● Ícones: Os pingüins de seu logotipo
● Slogan: Boa é Antarctica.
● Website: www.antarctica.com.br

A marca no mundo
A cerveja Antarctica é atualmente a terceira mais consumida do país (atrás somente da Skol e da Brahma), estando presente em alguns outros países da América do Sul. Atualmente os produtos da marca (Antarctica Pilsen, Antarctica Pilsen Extra, Antarctica Cristal, Antarctica Malzbier, Antarctica Original e Chopp Antarctica, nas versões claro e escuro) podem ser encontrados em três tipos de embalagens: garrafa 600 ml, lata 350 ml e long neck 355 ml. 



Ana Carolina de Lima, 20 anos. Aluna de Marketing da Universidade Castelo Branco.- Rj

UM ABSURDO DE CERVEJA



    A cerveja BOHEMIA, foi a primeira cerveja a ser fabricada no Brasil, em 1853, pelo colono alemão Henrique Kremer. Sempre produzida em quantidades limitadas na fábrica de Petrópolis (RJ), com água pura e cristalina da montanha, mantém há 160 anos sua fórmula original de fabricação.

   Em 1960 a empresa foi comprada pela Companhia Antárctica Paulista e atualmente é uma marca forte e sedimentada do grupo AMBEV, o que ajudou no aumento da produção e revitalização de sua fábrica e maquinários.

   Por ser fabricada  desde 1853, seu marketing é voltado para o fator "tradição". A marca super valoriza sua composição e trata como um "ritual" todo o processo que vai desde a sua fabricação até sua degustação.
   A partir de 2002, a família Bohemia começou a crescer; primeiro veio a Bohemia escura, uma cerveja do tipo Schwarzbier( um tipo de cerveja alemã. De coloração opaca e escura, com um sabor semelhante ao do café ou do chocolate preto),o que no começo era uma edição limitada, fez tanto sucesso que entrou de vez para a família, então foi a vez de juntar-se a elas a Bohemia Weiss, a Bohemia Confraria e a série limitada Bohemia Oaken.










   A Bohemia conta com um paladar  apurado e aprovado pelos mestres cervejeiros mais qualificados. A maior preocupação e a prioridade da empresa é a manutenção da qualidade, muito mais do que propaganda. Suas investidas em anúncios são sempre relacionados a tradição. A campanha mais atual enfatiza bem essa preocupação com a qualidade e orgulho de "ser" Bohemia, ironizando as campanhas das outras cervejarias, dizendo que quem gosta propaganda assiste a deles e quem gosta de cerveja bebe a nossa.




Mais informações acesse o site:http://www.bohemia.com.br/site.php e curta a página no facebook: https://www.facebook.com/CervejaBohemia?fref=ts.


Por Mara Lima, estudante de Tecnologia em Marketing da Universidade Castelo Branco.