sexta-feira, 7 de junho de 2013

A LINHA DO TEMPO BOA !


1935
● Lançamento da ANTARCTICA MALZIBIER, cerveja de aroma e sabor adocicados e amargor suave, que possui um processo de fabricação diferente das cervejas tipo pilsen. Durante o seu processo de fabricação é adicionado caramelo em calda que garante o sabor, a cor e o aroma diferenciado do produto. 
1991 ● Lançamento da ANTARCTICA KRONENBIER, primeira cerveja sem álcool do Brasil.
● Lançamento das cervejas ANTARCTICA PILSEN EXTRA (uma cerveja de cor clara e baixa fermentação, mais forte e com sabor marcante), e ANTARCTICA PILSEN EXTRA CRISTAL(primeira cerveja vendida em garrafa transparente no Brasil, com teor alcoólico e aroma mais acentuado).
1994
● Lançamento da ANTARCTICA BOCK (uma cerveja escura e bastante encorpada) e do CHOPP ANTARCTICA como conhecemos hoje.
● Lançamento de duas novas embalagens: garrafa long neck e Six Pack (pacote com seis unidades) para a cerveja ANTARCTICA PILSEN.
1995
● Lançamento da embalagem long neck para a ANTARCTICA PILSEN EXTRA, ANTARCTICA PILSEN EXTRA CRISTAL E KRONENBIER.
2009
● Lançamento da ANTARCTICA SUB ZERO, uma cerveja pilsner elaborada para ser mais suave e refrescante. Para ser produzida, esta cerveja passa por um sistema de dupla filtragem a frio, realizada a uma temperatura de -2° C. Durante o procedimento, a linha de produção fica coberta por uma fina camada de gelo e a cerveja chega quase a congelar.
● Lançamento apenas no mercado carioca da embalagem retornável de 1 litro da cerveja ANTARCTICA. A embalagem foi batizada de “Boazona”. 
2010 ● Lançamento da ANTARCTICA ORIGINAL na clássica embalagem de 300 ml. A utilização da garrafa de vidro âmbar com 300 ml tinha como objetivo preservar os clássicos e oferecer aos consumidores a oportunidade de reviver a história da cerveja no Brasil. Conhecida como “meinha”, a embalagem de 300 ml permitiu o consumo individual do líquido em uma época em que as populares latas ainda não eram comercializadas.
A original
A história da cerveja ORIGINAL teve início em 1906 quando o jovem Henrique Thielen, recém-chegado da Alemanha, fundou a Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa, no Paraná, com equipamentos trazidos de seu país natal. Ele deu o nome de ORIGINAL à sua cerveja pilsen. Em 1943, a família Thielen vendeu a Cervejaria Adriática para a Cia. Antarctica Paulista. Foi aí que ela ganhou o nome que tem até hoje: ANTARCTICA ORIGINAL. O rótulo ainda mantém alguns elementos originais, como o fundo amarelo, a tipologia e o losango azul com a inscrição “pilsen”, e herdou da ANTARCTICA os pingüins e a faixa azul (que hoje desapareceu da “marca mãe”). E como tudo que é especial, a ORIGINAL é produzida em pequenos lotes destinados apenas a quem sabe apreciar e valorizar uma cerveja tradicional e de qualidade superior. Reza a lenda, que ainda hoje ela conserva sua fórmula e rótulo em papel monolúcido originais.

Campanhas que fizeram sucesso
Desde o mês de novembro de 2003, ANATARCTICA lançou, com muito sucesso, a irreverente campanha da “BOA”, comandada na época pelo já falecido humorista Bussunda, e, hoje pela bela atriz Juliana Paes, que consolidou sua posição no mercado brasileiro. Quando a campanha foi lançada, a marca ANTARCTICA tinha 8.7% do mercado de cervejas. Em doze meses a marca teve um crescimento de 20%, a maior evolução do setor no ano. Além da campanha, parte da estratégia foi patrocinar ações que estivessem de acordo com o mote adotado pela marca. Desta forma, a cerveja patrocinou o carnaval de Recife e Olinda 2004, festas de São João do Brasil (Caruaru e Campina Grande), o Ceará Music, festival de música do Nordeste, a Fenacer (Festa Nacional da Cerveja, em Divinópolis, MG) entre outros eventos


No início de 2004, a cerveja reformulou seu site e promoveu concursos culturais. Criou também oClube B.O.A. (Bebedores Oficiais de Antarctica), que reuniu cerca de 40 mil consumidores em um único site. O clube da BOA conta com uma grande legião de associados, verdadeiros apreciadores de uma cerveja de qualidade. Afinal, BOA, só se for Antarctica.

A evolução visual
O primeiro logotipo da marca ANTARCTICA foi criado em 1895: uma estrela de seis pontas com a letra “A” no centro. Somente em 1935 os famosos pingüins da ANTARCTICA passaram a integrar o seu rótulo e logotipo, acompanhados de uma estrela dourada. Era o início do surgimento do maior símbolo de associação da marca com seus consumidores. Mas o que causa discussões até hoje entre os fãs da cerveja é o motivo da presença dessas aves. Alguns dizem que é uma referência ao continente gelado, terra dos pingüins, que originou o nome da marca. Outros afirmam que é um lembrete para que a cerveja seja sempre servida gelada e degustada acompanhada, por isso a dupla de aves. Mas a imaginação não pára por aí: muitos bebedores garantem que é uma homenagem aos garçons, já que sem eles a cerveja não chega às mesas dos bares. Em 2001, a ANTARCTICA mudou toda sua programação visual, nova cor, novo rótulo e nova campanha de comunicação cujo slogan era: “Mudou ou não mudou?”. O rótulo retangular atravessado por uma faixa azul - que lhe rendeu este apelido - mudou com a introdução do novo logotipo, mas sempre mantendo seu símbolo maior, os pingüins.

Acompanhe abaixo a evolução visual dos rótulos da garrafa da cerveja ANTARCTICA.

Os slogans
Boa é Antarctica. (2010)
Boa! Só se for Antarctica. (2003) 
Antarctica, a cerveja da Boa.
Com Antarctica é mais gostoso.
 (2001)
Paixão Nacional. (1995)
Antarctica, a cerveja nossa. (anos 70)





Dados corporativos

● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1888
● Criador: Joaquim Salles e Louis Bücher ● Sede mundial: São Paulo, Brasil ● Proprietário da marca: Ambev 
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 10 países ● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 23.000 (AmBev)
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas 
● Ícones: Os pingüins de seu logotipo
● Slogan: Boa é Antarctica.
● Website: www.antarctica.com.br

A marca no mundo
A cerveja Antarctica é atualmente a terceira mais consumida do país (atrás somente da Skol e da Brahma), estando presente em alguns outros países da América do Sul. Atualmente os produtos da marca (Antarctica Pilsen, Antarctica Pilsen Extra, Antarctica Cristal, Antarctica Malzbier, Antarctica Original e Chopp Antarctica, nas versões claro e escuro) podem ser encontrados em três tipos de embalagens: garrafa 600 ml, lata 350 ml e long neck 355 ml. 



Ana Carolina de Lima, 20 anos. Aluna de Marketing da Universidade Castelo Branco.- Rj

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